Higiene Bucal: O que é a Placa Bacteriana?

Higiene Bucal Placa

A Placa Bacteriana é nada mais, nada menos, do que a principal causa das cáries. Ou seja, removê-la é a principal tarefa da sua higiene bucal diária, com sua escova de dentes e fio dental.

O que seria a Placa Bacteriana?

per3

Trata-se de uma película pegajosa e incolor, composta de bactérias vivas e restos de comida, que se forma sobre os dentes. Apresenta-se como uma massa nos dentes, que podemos senti-lá até mesmo quando passamos a língua sobre os dentes.

A Placa é a causa principal das cáries e da gengivite. E deve ser removida diariamente, para que não endureça e forme o tártaro. As cáries aparecem devido aos ácidos produzidos pela placa que descalcificam o esmalte-dentário.

Como saber se tenho placa bacteriana nos dentes?

Placa Bacteriana

Todas pessoas possuem a placa bacteriana nos dentes porque as bactérias estão sempre presentes em nossa boca. As bactérias se desenvolvem através dos os nutrientes contidos nos alimentos que ingerimos e aqueles contidos na saliva.

A placa causa as cáries, após as refeições. Sofrendo esses ataques repetidamente, o esmalte dos dentes pode se desfazer e abrir caminho para a formação das cáries.

Como a placa bacteriana causa a doença da gengiva?

gengiva placa

A placa bacteriana também pode irritar a gengiva ao redor dos dentes se não for corretamente retirada. Ela agride a gengiva, deixando-a avermelhada, inflamada e com tendência ao sangramento espontâneo.

Se a placa não for removida acontece a sua calcificação, chamada tártaro. Quando nossa gengiva sangra facilmente, ao mínimo toque ou na escovação normal, estamos diante de uma inflamação e não significa que ela esteja machucada, causando gengivite, periodontite e perda dos dentes.

Como evitar a formação da placa bacteriana?

Fio-Dental-Diário

Devemos fazer limpeza adequada dos dentes com uma boa escova, macia de preferência e fio dental. O fio dental deve ser sempre utilizado, também, para limpar entre os dentes, onde normalmente a escova não consegue alcançar. A limpeza deve ser realizada sempre após as refeições e, principalmente, antes de dormir. Confira mais dicas:

  • Escovar bem, no mínimo três vezes ao dia, para remover a placa bacteriana de todas as superfícies dos seus dentes.
  • Usar fio dental diariamente para remover a placa bacteriana que se instala entre seus dentes e sob a gengiva, onde a escova não pode alcançar.
  • Limitar a ingestão de alimentos com muito açúcar ou amido, especialmente aqueles que grudam nos dentes.
  • Visitar seu dentista regularmente para fazer limpeza e exame completo dos dentes.

E atenção pais, cuide dos dentes dos seus filhos, também!! Confira nosso post dando algumas dicas de como ensinar as crianças a escovar os dentes.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s